Exagerou no fim de semana

Exagerou no fim de semana? Aposte no dia da compensação metabólica

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Surgiu aquele feriado prolongado e você resolveu aproveitá-lo ao máximo? Enfiou o “pé-na-jaca” e está com a balança consciência pesada por ter comido em exagero o que não devia? “Quem nunca”, não é verdade? Mas não se preocupe, pois hoje o Emagreça Certo lhe ensina como diminuir esse prejuízo! Quer saber um pouco mais? Então acompanhe a matéria completa!

Essa tática é chamada de compensação metabólica e promete lhe ajudar a equilibrar seu budget calórico, evitando um desnecessário e maior acúmulo de reserva energética.

A ideia é simples e bem fácil de pôr em prática: se você exagera em um dia, faz a compensação em outro. Se ingeriu muitos carboidratos e doces em um dia, no outro fará o consumo de uma dieta bem leve e natural.

Aprenda a fazer a compensação metabólica de acordo com suas necessidades.

Primeiramente, é preciso entender que a compensação metabólica não deve ser feita regularmente ao ponto de seu uso ser banalizado, ou seja, não adianta de nada se matar de comer metade da semana e na outra achar que a compensação resolverá todos os seus problemas.

Não é assim que funciona! Além do método perder sua eficácia após um certo tempo e desencadear o efeito sanfona, você correrá o sério risco de sofrer com desequilíbrios metabólicos e, com isso, ficar expostos às doenças.

A ideia, para ser funcional e prover resultados positivos, só deve ser posta em prática em situações atípicas, tais como festividades como feriados prolongados, Natal, Páscoa ou outras “eventualidades de peso”. Contudo, a compensação deve ser diretamente proporcional ao tempo em que você não se conteve.

Logo, se você perdeu a linha durante 3 dias seguidos, você deverá manter a compensação metabólica também durante 3 dias diretos. Isso não quer dizer que você não poderá comer nada e ficará restrito a dieta do vento. Não, não queremos que você fique doente.

Você deverá apenas ser comedido durante essa fase de compensação e fazer opções mais saudáveis e naturais para o seu cardápio que, em um menu ideal, não deve ultrapassar 1.500cal por dia. 

Também, é altamente aconselhável que não se opte ou que reduza ao máximo possível o consumo de carboidratos e gorduras, sendo as melhores escolhas a ingestão de proteínas, legumes, verduras e frutas. Doces? Nem pensar!

Obviamente, pegue leve com os exercícios físicos! Uma vez que você reduzirá seu consumo alimentar para o mínimo necessário para realizar funções básicas, seu corpo não estará preparado para atividades de médio/alta performance. Se não quer ficar parado, opte por caminhas leves!

Utilize a compensação metabólica ao seu favor.

A ideia de manter uma dieta hipocalórica para compensar os “dias de estragos” pode ser também realizada com antecedência ao evento. Ou seja, se você sabe que terá uma festa no próximo sábado e quer aproveitá-la um pouco mais, dê uma pisada no freio durante a semana. Além de você não sofrer com cardápios mais restritos, você aprende a diminuir a compulsão alimentar.

Uma outra dica importante é não deixar de se alimentar ou pular refeições só pelo fato de ter consumido mais do que necessário na refeição anterior. Além de não ajudar em nada seu emagrecimento, você estará sujeito a sentir fraqueza ou ainda ter problemas de pressão ao longo do dia.

Por fim, relembramos que o método da compensação metabólica não refere-se a uma dieta em específico e tampouco deve ser frequentemente realizada. Se você precisa perder peso, procure um médico e aposte em uma reeducação alimentar. Se quiser ainda dicas para dar um upgrade e conquistar o corpo ideal, confira nossas dicas sobre a Dieta Volumétrica Detox.

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