frutas engordam? mitos e verdades

Fruta engorda? Confira o que é Verdade e o que é Mito

Adoro Cupom - 728x90

Fruta engorda? Gosto cada um tem o seu mais quem não gosta de uma fruta, além de serem nutritivas e fontes de vitaminas e minerais, as frutas ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlam o peso corporal. Também fornecem mais energia e resistência e auxiliam no funcionamento do intestino. Porém, as frutas não devem ser consumidas com exageros.

Elas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa; pois, equilibram a dieta. Três a cinco porções de frutas por dia é o recomendado, podendo ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais.

Importante

Mas lembre-se, as frutas não devem substituir refeições, devem ser consumidas nos lanches e como sobremesa. Fontes naturais de vitaminas e minerais, as frutas alimentam, ajudam a diminuir a gordura na dieta e a controlar o peso corporal. Ainda fornecem mais energia e resistência, além de auxiliar o funcionamento do intestino. São alimentos praticamente perfeitos? Sim, quando consumidas de forma moderada. Porém, se houver exageros, podem também engordar. O potencial de saciedade que a fruta uma fruta oferece se perde quando a fruta é utilizada em sucos, já que a quantidade de fibras é menor que a da fruta in natura.

Frutas que “engordam” e frutas que “emagrecem”

Menos calóricas
Acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia.

Valor calórico intermediário
Abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina.

Mais calóricas
Abacate, açaí, banana, caqui, cereja, côco, goiaba, maracujá e a uva.

Mais calóricas e com maior teor de gorduras
Abacate, açaí e côco – sendo que o côco possui a maior quantidade, o açaí a menor, e o abacate contém uma quantidade intermediária de gordura por 100g.

Mais calóricas e com maior teor de carboidratos
O açaí é o campeão na quantidade de carboidratos por 100g, seguido pela banana, cereja, maracujá e caqui.

 

Compartilhe este artigo