engorda-no-frio

Sempre engorda no frio? Veja como emagrecer no outono/inverno

Linha Cereja e Avela 728x90

Graus a menos e quilinhos a mais? Não! Veja dicas para não perder a forma nesta estação. A nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, preparou um cardápio perfeito para evitar a gula outonal e, de quebra, perder até 2 kg em três dias.

Se existe algum culpado desse aumento de peso é o nosso metabolismo. O tempo mais ameno vai desacelerá-lo. “Com essa desaceleração, é natural ter maior vontade de comer”, destaca a nutricionista Patrícia Davidson Haiat, da clínica que leva seu nome, no Rio de Janeiro. Isso acontece porque o corpo diminui o ritmo para armazenar energias e combater o frio. “Sentimos mais fome nessa época do ano por conta dos processos metabólicos feitos pelo organismo para manter a temperatura corporal”, salienta a nutricionista Marcela Casanova, da Clínica de Hipertensão Arterial Associadas.

Por fora, o friozinho pede o casaco de inverno há tempos no armário só esperando por essa oportunidade. Ou aquelas botas sempre em alta na estação. Por dentro, o corpo também busca alternativas que equilibrem sua temperatura. “A metabolização das gorduras produz mais calorias do que a de carboidratos e proteínas, por exemplo. Por isso, tendemos a preferir alimentos mais quentes e de digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo, mas também são mais calóricos”, explica Casanova.

Ficar mais em casa também é outro inimigo da boa forma. “O tempo ameno faz a gente perder um pouco da coragem de sair, reduzindo o nível de atividade física e aumentando o consumo de alimentos. Consequência: o ponteiro da balança sobe mesmo”, complementa Casanova.

Inovando no Cardápio

A nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, preparou um cardápio perfeito para evitar a gula outonal e, de quebra, perder até 2 kg em três dias.

São priorizados alimentos com alto teor de fibras, como grãos integrais, folhas verdes e abóboras, que expandem no estômago e, depois, são transformadas em gel resistente à digestão, prolongando a sensação de saciedade.

Vivian ensina que é bom caprichar em alimentos de textura firme, que pedem mais tempo de mastigação, porque, com isso, a refeição completa os 20 minutos necessários para o cérebro “desligar” o mecanismo de fome.

Já as proteínas do ovo, do queijo de Minas e do iogurte possuem uma estrutura molecular que torna a digestão mais lenta, o que também retarda a volta da sensação de fome.

Para completar, abuse de chás (de preferência, não industrializados, mas caseiros), que ocupam espaço no estômago, preenchendo o vazio entre as refeições.

Confira o Cardápio

Desjejum

1ª opção
1 copo (200 ml) de suco de abacaxi + 1 fatia média de queijo de Minas

2ª opção
1 xícara de café com leite desnatado + 1 fatia de pão integral com 1 colher (sobremesa) de requeijão light

3ª opção
1 taça pequena de salada de frutas = 1 colher (sobremesa) de aveia + 1 copo (100 ml) limonada

Lanche da manhã

1ª opção
1 banana

2ª opção
200 ml de suco de melancia com gotas de limão

3ª opção
3 unidades de biscoitinho integral

Almoço

1ª opção
2 colheres (sopa) de arroz integral + 1 colher (sopa) de lentilhas + 1 unidade de salsicha de peru light ao sugo

2ª opção
Salada de folhas verdes (o quanto quiser) temperada a gosto + 1 filé médio de frango grelhado + 1 cenoura pequena sauté

3ª opção
Salada de folhas verdes (o quanto quiser) temperada a gosto + 2 tomates-cereja + 1 filé de frango grelhado + 2 colheres (sopa) de purê de abóbora

Lanche da tarde

1ª opção
1 unidade de iogurte de frutas diet ou 0% gordura

2ª opção
50 g de soja tostada

3ª opção
1 unidade de barrinha de cereal light

Jantar

1ª opção
1 panqueca grande recheada com carne moída ao sugo, gratinada com parmesão

2ª opção
1 omelete feito com 2 ovos + 1 fatia média de queijo tofu em cubinhos + ervas finas + 1 fatia de blanquet de peru picadinha

3ª opção
1 prato fundo de sopa de legumes acompanhada de croutons

Opcional
Como sobremesa, 1 taça de gelatina diet/light

Ceia
1 xícara de chá de ervas
Receita: ferva uma xícara de água e misture um saquinho de capim-cidreira (que reduz a compulsão por comida), um de chá-verde (que acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura) e pedacinhos de cravo e canela (que diminuem a fissura por doce)

 

Compartilhe este artigo